Praias gaúchas

As famosas praias do Rio Grande do Sul. Bonitas ou “sem graça”?

Se a sua ideia de beira-mar precisa ter água verde, coqueiros, pedras e enseadas, talvez não ache beleza na costa gaúcha.

Mas se olhar atentamente, verá nesse litoral há uma rica combinação de cores, flora e fauna, além de interessantes peculiaridades.

Vamos conhecer um pouco mais do litoral gaúcho?

IMG_1654

Cidreira.

1. São mais de 600 km de um litoral praticamente “reto”. Na verdade, há exceção, a cidade de Torres, com formações rochosas de origem vulcânica. Mas nas demais praias, a formação de restinga, com vegetação rasteira e dunas é predominante. No entanto, é importante salientar que boa parte desse ambiente foi modificado e urbanizado.

2. Há muita vida no litoral gaúcho! Se observar, verá aves (como a coruja-buraqueira que fiz um post e a flor tal), lobo marinhos, pinguim, peixes e as temidas mãe d´água, além de crustáceos na areia.

3. Parece poluição, mas na verdade a cor do mar gaúcho é naturalmente assim! O famoso “chocolatão” é devido as algas marrons que se proliferam devido à baixa temperatura da água e dos resíduos orgânicos dos rios que desaguam no mar.

IMG_0443

Plataforma de Atlântida.

4. É uma praia com muitas ondas e geralmente fortes! Devido à falta de barreiras, o mar sofre a ação do vento, que ocorre o ano todo, e gera ondas em sequência. Mar calminho é para os fracos (bairrismo explícito aqui)!

5. Há muitos buracos e banco de areia: vento, ondas fortes, praia aberta. Essa combinação altera toda a beira mar, o que ocasiona esse cenário. Resumindo: Entramos no mar com a água no joelho, em um passo na cintura, e depois volta para altura do joelho.

6. As praias gaúchas têm repuxo mais forte? Não, dê essa impressão devido ao vento, aos buracos, a sequência de ondas que acaba por cansar mais!

IMG_3167

Tramandaí, com a plataforma ao fundo.

7. As praias do RS estão perto da Serra do Mar, mas não chega a beira-mar. Isso se deve a ação das placas tectônicas, que foram muito mais brandas no estado que na região Sudeste, que apresenta litoral totalmente diferente. No Sul, a calmaria tectônica favoreceu o aplainamento e a consequente consolidação das planícies.

8. É considerado um clima superúmido, sem estação seca. E faz muito calor no verão sim! A média do mês mais quente varia de 22 e 26°C, e no inverno raramente a temperatura cai para menos de 10°C.

IMG_1810

Cidreira.

Sobre as fotos:

Gosto de praia mesmo no inverno, as fotos s]ao desse ano (2017), e foram de passeios em julho, setembro e agosto. As cidades estão identificadas nas legendas. E ai, será que praia bonita precisa ter coqueiros e água transparente? :0

Referências:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/noticia/2014/12/por-que-o-mar-gaucho-e-gelado-fica-chocolate-e-tem-repuxo-cj903f87c01ek01pj61q8ac37.html

http://www.mma.gov.br/estruturas/sqa_sigercom/_arquivos/rs_erosao.pdf

http://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/cap_2_lagoa_casamento.pdf

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s