Caturrita

A simpática caturrita

Essa ave é muito comum no Brasil e na América do Sul, e também tem o nome popular de cocota, periquito barroso e papo branco.
 

Seu nome científico é Myiopsitta monachus.
 

Ela se alimenta basicamente de frutos, verduras, flores e brotos.

 

Existe 3 subespécies de caturrita. A espécie que tirei as fotos é a Myiopsitta monachus monachus.
 
 
 
Caturrita (acervo pessoal, direitos reservados).
CURIOSIDADES:

 
 
1 O ninho dessa ave pode pesar até 200 kilos! É feito de gravetos de árvores e é usado o ano todo.
 

2 Muitas vezes pensamos que todas as aves migram, mas as caturritas podem se estabelecer em um local, geralmente em bandos, que podem chegar até a 100 pássaros. Portanto, caso você cruze com o ninho dela em um parque, ali realmente pode ser a casa dela!
 

3 Apesar de também sofrer com o aprisionamento pelo homem, as caturritas não estão ameaçadas de extinção. Pelo contrário! Em muitas áreas rurais é considerada uma praga, e causa estragos em lavouras de trigo e sorgo. 
A ave se destaca pela linda cor verde. (acervo pessoal,direitos reservados).
4 Em cidades europeias, como Madri e Barcelona, a espécie foi introduzida e tem aumentado sua população. E qual o problema? O risco acontece porque ela não é uma espécie nativa da região, e assim compete com as aves nativas por alimento, além de não terem predadores na natureza. Ou seja, podem tornar-se mais uma praga urbana!

5 Seus predadoresnaturais são o falcão-peregrinoeo gaviãodecaudacurta, masque infelizmente, pelo desmatamento, as caturritas vivem em cidades ou lavouras, e pouco são predatas de forma natural.
 
6 Em 2004 o governo do Rio Grande do Sul autorizou, de forma temporária e experimental, a caça da ave para fins de controle biológico.
 
 
(acervo pessoal,direitos reservados).
 
As caturristas, parente dos papagaios, também podem emitir sons que aprenderam com a convivência com os humanos! E não há limite de palavras. Em 2015, uma caturrita que era companhia de uma senhora, virou notícia pelo temperamento irritado e por gritar “Vai pra tua casa”.


8 Em 2016, em Porto Alegre (RS), o órgão ambiental local identificou que cerca de 20 % das torres de telecomunicações tinham nichos de caturritas! Foi elaborado um documento e normas para remoção desses ninhos.
 
(acervo pessoal, direitos reservados).

Sobre as fotos:
 

As fotos foram tiradas no dia 23 de julho, no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre. O parque é o maior da cidade e possui uma bela área verde que você pode observar diversos pássaros, inclusive as caturritas! Não tive dificuldade em encontrá-las, até porque elas não são silenciosas!
 ae273-img_0760
        Parque Marinha do Brasil, as margens do lago Guaíba. (acervo pessoal,direitos reservados).
Fontes:
 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s